O protagonista da peregrinação
Os intervenientes
Frei David Azevedo, Frei Fabricio ( moderador ) e Frei Benedicto.
Frei Benedicto na sua intervenção realçou a origem do franciscanismo:
«No dia em que Francisco encontra o Evangelho
começa o franciscanismo.
É este o momento fundacional.
É esta a origem onde voltar».
Se queremos encontrar o verdadeiro franciscanismo,
se queremos seguir Jesus seguindo o exemplo de Francisco de Assis,
devemos voltar ao evangelho.
Parece-me muito claro.
O frei David apresenta cinco teses sobre o essencial do franciscanismo.
(Eu apresento só duas, talvez as mais desenvolvidas por ele.
Poderei não ser tão fiel às palavras da sua interveção
porque o que vem a seguir é tirado de alguns apontamentos).
Premissa:
Quando nós lemos/escutamos a Palavra de Deus encontramo-nos não só perante uma palavra, mas fundamentalmente perante uma Pessoa: Cristo Jesus. E esta palavra tem a força de nos apoixonarms por ele, porque exprime de verdade a pessoa de Cristo no seu completo.
A partir daí « nós somos namorados de Jesus.
Somos seus apixonados.
Mas de qual Jesus?
De Jesus,
o Filho de Deus / feito homem.
Deste vértice, destes dois polos
nascem duas palavras:
frade / menor.
1º. Menor - feito homem
Frade menor. ( frade = irmão do latim frater=irmão)
O frade é menor ou quer ser menor,
inferior aos outros,
ou não é frade menor.
O caminho desta Kenosis ( abaixamento ) antigamente,
em Jesus passou por ter deixado a sua morada celeste
e ter vindo habitar connosco na terra.
Em S. Francisco passou por ter deixado a rica casa paterna
e ter vivido com os pobres, como eles.
Hoje por onde passa este caminho de Kenosis ( abaixamento )?
Passa por sentir tudo como um dom.
Tudo é dom no sentido de dádiva. Somos devedores de tudo
Antigamente dom vinha da palavra dominações.
Uma pessoa mandava, era superior às outras porque possuia mais que os outros.
Hoje as dominações são os direitos avançados por todos.
Um pessoa manda recorrendo aos direitos.
Pelos caminhos dos direitos consegue-se tudo ou quase...
Não! O irmão menor
é aquele que só tem dádivas
com Deus e com os irmãos
de um Amor Maior.
O franciscano trabalha de graça pela alegria de todos.
2º Frade ( irmão ) - Filho de Deus
O franciscano ou é irmão ou não é franciscano.
Irmão não é nem apelido e nem é uma palavra afectuosa.
Faz parte da sua estrutura humana.
O francisano, como cada cristão,
vive uma filiação adoptiva.
Adoptiva não é palavra de pouco valor,
não é uma filiação inferior à filiação de sangue.
Adoptiva signfica
que, pelo seu Filho, Deus nos transmite, nos oferece
a mesma filiação que é de Cristo.
Em Cristo nós também somos filhos.
O homem será homem quando passa para este nível divino.
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